Começou há bem pouco tempo mais um ano lectivo. A Matilde transitou para a sala 2 da creche, e a Mafalda iniciou a 3ª classe. É nesta última que me vou focar no texto de hoje.
Confesso que senti alguma ansiedade e receio pelo inicio do ano escolar, não porque duvide do sucesso escolar da miúda, mas porque acho que os objetivos curriculares estão muito exigentes. Já na 2ª classe achei um pouco excessivo, mas não sendo eu especialista na matéria, isto é apenas a minha opinião.
Acho excessivo e violento para uma criança de 7 ou 8 anos, ter escola das 9h até às 17.30h, sendo que existem intervalos no decorrer do dia. Mas não termina às 17.30h, porque depois é preciso dispender mais 1 ou 2 horas a fazer os TPC. Depois entre chegar a casa e a hora de deitar, a criança tem de fazer os TPC, tomar banho, jantar e outros afazeres, sem esquecer que a escola começa as 9h da manhã, por isso contamos sempre com uma hora para a preparação, logo a criança levanta-se às 8h. Com um dia tão preenchido, a minha pergunta é: QUANDO SOBRA TEMPO PARA A CRIANÇA SER...CRIANÇA? Ah, coisa e tal tem o fim de semana para brincar. Não chega, as crianças são cada vez mais irrequietas (ou sofrem de hiperatividade como se diz), mas já pensaram que poderá ser pelo ritmo frenético que lhes é imposto por nós (adultos)??? Não se esqueçam que é apenas uma criança.
Chega de desabafos e falemos do assunto retratado no titulo.
3 semanas após o inicio das aulas chegou o primeiro TPC/projeto para ser feito em casa com ajuda da familia: um postal de Apúlia. Digamos de passagem que adoro trabalhos manuais, e quando tenho a sorte de os poder fazer com a familia, melhor. Por isso para este projeto, reuni as mulheres cá de casa e demos asas à imaginação. Se ficou bonito, sem dúvida, Deixo ai a foto para vocês tirarem as vossas próprias conclusões.
quarta-feira, 12 de outubro de 2016
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário